Mas afinal, o que é o outdoor?

A definição do termo outdoor é para publicidade externa, realizada fora dos meios tradicionais de jornais, revistas ou TV, causando um impacto imediato ao consumidor. O termo vem do inglês, mas possui um sentido diferenciado ao que utilizamos no Brasil, já que na Inglaterra essa prática pública é denominada de Billboard.
As peças são distribuídas em ruas e avenidas de grande movimentação, onde transmitem de forma direta e objetivo a mensagem para motoristas e pedestres. São imagens, textos ou até mesmo mídia em 3D, tudo para chamar atenção das pessoas que estão no tráfego.
O Outdoor padrão é feito com uma placa horizontal de 9 x 3 metros de madeira ou metal, que recebe a aplicação de 32, 16 ou 8 folhas impressas, coladas com cola, fixador e água. Cada folha tem uma parte da imagem, que combinadas formam a mensagem oferecida e são coladas por profissionais experientes e treinados para que não haja nenhum tipo de erro e má definição.
Por ser uma mídia imediata e o consumidor estar sempre em trânsito, ela precisa ter uma comunicação direta, objetiva e impactante para que todos possam ler, independente da velocidade. Em média, uma pessoa leva 3 a 5 segundos para ler um outdoor e se o texto não for sucinto, a campanha perderá a oportunidade de falar com seu consumidor.
Outras questões são fundamentais para definir o sucesso de seu outdoor, como escolher bem o ponto onde ele será exposto. Essa escolha pode ser definida por bairros, comportamento de quem frequenta o local e faixa etária, por exemplo. Sobre a quantidade, essa escolha caberá a estratégia e orçamento definidos anteriormente, mas vale lembrar que é interessante para o consumidor ver seu outdoor em mais de um lugar, para fixar a ideia.